Não é converter-se em amor, mas passar a incluir, também, o amor, pois a amizade persiste. O melhor amor é, justamente, o que surge de uma amizade. Amar sem ser amigo não é algo completo. Quem ama a quem é amigo conhece muito mais a pessoa. Dizer que opostos se atraem é mentira. Pelo contrário: Afinidades é que atraem. A satisfação que se tem em amar a quem se tem uma grande amizade, como ser amigo de quem se ama é inigualável. Principalmente se esse sentimento e essa relação não forem possessivas, e exclusivistas, como, de fato, é o amor genuíno. Amor ciumento não é amor, em absoluto. Quem ama quer o ser amado livre para amá-lo ou não, não exigindo nada em troca. Não sou cristão, mas um trecho bíblico que considero significativo e bem poético é o capítulo 13 da primeira epístola de Paulo aos Coríntios:
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse Amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse Amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse Amor, nada disso me aproveitaria. O Amor é paciente, é benigno; o Amor não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. O Amor nunca falha."
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário