Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 18 de julho de 2013
Gostaria de saber se você acredita na possibilidade de uma pessoa que possui um enorme conhecimento e que é muito inteligente, "enlouquecer" em consequencia disso?
De modo nenhum. Loucura é uma patologia orgânica. Não se fica louco por excesso de conhecimento ou de inteligência. O que, muitas vezes, pode acontecer é que uma pessoa muito inteligente e de muito conhecimento seja meio desligada das convenções sociais e, de certa forma, muito incomum e excêntrica, tendo opiniões, hábitos, posicionamentos, posturas, atitudes e convicções em grande desacordo com o comum das pessoas. Tanto que pode, até, parecer anormal, ou mesmo, louca. Mas não é loucura. É tudo racional e lógico. Só que diferente. Costuma ser uma pessoa de marcante personalidade e muito segura de si, não se importando, nem um pouco, com a opinião que tenham dela. Assim assume atitudes em desacordo com o que se considera aceitável por discordar de forma lúcida e coerente, não por loucura. São essas pessoa que fazem o mundo progredir. As normais e comuns, são tão normais e comuns que passam pelo mundo se provocar nenhum abalo nas estruturas. Não refletem, não questionam, não contestam, não agem para mudar, são conformadas, não se arriscam. Sua vida é totalmente desimportante. Em verdade é dessa espécie de loucura que está fazendo falta. Mas uma loucura que faça mudar o mundo para melhor e não para pior, como a loucura dos intolerantes, dogmáticos e preconceituosos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário