Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 17 de julho de 2013
Eu diria que os ateus podem até ter seus palpites sobre a origem do universo, mas que deveriam, no geral, deixar isso à Física, que é a ciência encarregada de tal questão. A Física, no entanto, não se decidiu se havia outro universo antes do Big Bang.
Ateus não têm palpites sobre a origem do Universo. Isso é um problema científico mesmo. Mas a ciência ainda não sabe como se deu. Pode ser que nunca venha a saber ou que venha, algum dia. Não importa. O que não se pode admitir como verdade são os mitos ancestrais considerados pelas religiões como revelações da divindade a respeito do surgimento do Universo. Como eles são díspares, nada há que diga que algum seja verdadeiro e outro não. Não possuem fundamentação nenhuma. Podem ser considerados como lendas mitológicas e celebrados em festivais folclóricos, como os índios norte-americanos o fazem. Mas eles sabem que aquilo é história da carochinha. A física nunca se decide a respeito de nada. Ciência nenhuma se decide. Tudo o que elas dizem é provisório e sujeito a revisão. Todas as ciências. Isso é a grande virtude delas: nunca ter certeza de nada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário