quarta-feira, 17 de julho de 2013

Professor,qual a diferença entre socialismo e comunismo?‎

O capitalismo é um sistema econômico em que a posse dos meios de produção é de pessoas ou grupos de pessoas, que empregam trabalhadores assalariados para fazer o serviço. No capitalismo existem classes sociais distintas, dos patrões e dos empregados, chamados de burguesia e proletariado.
O socialismo é um sistema econômico em que a posse dos meios de produção não é de pessoas nem grupos de pessoas, mas da sociedade, por meio do governo que a representa. Isto é, as empresas são todas estatais. Pelo menos em tese. Pode haver o caso em que apenas as de maior relevância o sejam e as menores sejam de proprietários isolados ou grupos. O governo, então, emprega trabalhadores assalariados para fazer o serviço.
O socialismo pode acontecer em um regime político tanto democrático quanto totalitário, mas, na prática, aconteceu em regimes totalitários, de partido único.
O comunismo, teoricamente, seria um sistema econômico em que a posse dos meios de produção seria, também, da sociedade, mas não gerenciada pelo governo e sim pelos próprios trabalhadores. Ou seja, todos seriam sócios de todas as empresas, que seriam geridas pelos próprios trabalhadores e não pelo governo. Ninguém seria empregado. O serviço seria feito pelos donos, que seriam os trabalhadores.
Tanto no socialismo quanto no comunismo seriam abolidas as classes sociais.
Historicamente, contudo, o socialismo totalitário foi chamado de comunismo, onde aconteceu, mesmo que, segundo Marx, a "Ditadura do Proletariado" seria apenas uma fase transitória para se alcançar o verdadeiro comunismo, que seria anárquico, isto é, sem governo. A diferença principal entre Marx e Bakunin é que, enquanto este queria que a Revolução levasse direto ao anarquismo, aquele defendia a Ditadura do Proletariado como passo intermediário.
Mas a anarquia não se consegue implantar por meio de revolução nenhuma, e sim por meio de uma evolução. Uma revolução implica em vencedores e vencidos e se aqueles não detiverem algum poder, estes não deixarão a anarquia acontecer. E anarquia não admite a existência de nenhum poder.
Note que anarquia, democracia e autocracia são regimes políticos, enquanto capitalismo, socialismo e comunismo são sistemas econômicos. Podem haver todas as combinações deles, exceto um socialismo anárquico.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails