Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 17 de julho de 2013
Boa noite, estive lendo uns artigos no entanto um conceito não ficou claro em minha mente. Será que poderia me explicar: porque quanto mais rápido uma partícula se movimenta, menos espaço ela ocupa? Obrigada!
Não é bem assim. O que acontece é que, em movimento, a dimensão de um corpo extenso (e não uma partícula) na direção do movimento é observada por quem não esteja se movendo como reduzida em relação a seu valor próprio, isto é, observado em repouso. Tal fato é comprovado experimentalmente, inclusive quanto ao valor da redução, denominada "contração de Lorentz". A explicação de Einstein para esse fato foi que ele se dá em razão de que a velocidade da luz é uma constante universal, medindo sempre o mesmo valor, independentemente do referencial em que a medida seja feita. Isso parece absurdo, mas é o que acontece, comprovadamente. Esse é um dos postulados da "Teoria da Relatividade Restrita", ou Especial. Não se sabe porque acontece assim e não há como demonstrar isso. Só verificar. Trata-se de um comportamento intrínseco da natureza. A partir daí pode-se deduzir essa contração, mas a dedução não é trivial. Não achei, na internet, nenhuma que fosse acessível a quem esteja, por exemplo, na terceira série do Ensino Médio, mas achei no volume 3 do livro "Tópicos de Física", de Gualter, Newton e Helou (Editora Saraiva), 17ª edição, 2007, pg. 358.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário