Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 17 de julho de 2013
Acredita que algum dia a física, a matemática e até propriamente a filosofia conseguirão alcançar um patamar do conhecimento ao ponto de explicar todas nossas incertezas sobre o universo ?
É possível, mas demora muito, ou seja, centenas de milhares de anos. Porque, à medida que o conhecimento se amplia, cada vez mais vai se tendo noção de algo que ainda não se conhece. Em verdade, saber tudo a respeito de tudo, isto é, a estrutura de todos os sistemas estelares e galáxias existentes no Universo, bem como todos os seres vivos existentes em todos os planetas do Universo, para mim, é uma proeza inalcançável. O que se pode chegar a saber é o mecanismo de funcionamento de qualquer sistema físico, químico e biológico, bem como das estruturas geológicas, meteorológicas, psicológicas, sociológicas e assim por diante. Mas, á medida que o conhecimento for se ampliando, a complexidade, o detalhamento, a abrangência e a profundidade irão se ampliando cada vez mais, numa progressão geométrica. O registro de todo esse conhecimento será colossal, mas não infinito. Até lá podem haver, até, satélites imensos que seriam memórias digitais desse conhecimento, a serem acessados da Terra e dos outros lugares que a humanidade vier a habitar. Meu sonho, quando acreditava em Deus e em uma vida eterna, era poder bater papos infindáveis com Deus para conseguir saber tudo a respeito de todas as coisas, pois eu teria a eternidade para isso. Se eu fosse para o céu, certamente. Mas isso não seria difícil: bastaria ser santo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário