Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 17 de julho de 2013
Professor, o senhor acha possível que as Leis que conhecemos da Física, podem ser diferentes em outras partes do Universo? Ou as leis são contingentes ao todo deste universo? Se é que existem outros. Queria confessar para você que tenho minha própria idéia de como a velocidade da luz pode ser supera
Não acho não. Acho que elas poderiam ser diferentes se o Universo tivesse surgido de outra forma. Uma vez que ele surgiu do modo que é e como ele é todo conectado, não há como haver alteração das leis da física de um lugar para o outro. O que pode haver é alteração de algum parâmetro que esteja incluído na lei, como a velocidade da luz, a constante gravitacional ou outros. Esses valores podem sim, ser diferentes em diferentes lugares e em diferentes momentos. Isso não muda as leis. Mas pode ser que alguma lei esteja errada e a descoberta do comportamento de certo fenômeno de forma diferente em outro lugar implique na necessidade de se reformular a lei. Então ela tem que ser revista de modo a considerar tanto a ocorrência de lá quanto a de cá. Com respeito à superação da velocidade da luz, é preciso dizer que ela é um limite apenas para o deslocamento de conteúdos massivos e energéticos, mas não de outro tipo, como a velocidade de fase de uma onda, ou o deslocamento de uma sombra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário