Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
" A lua não cai na terra pois ela nunca acha o chão", " A velocidade tangencial da lua é maior que a aceleração voltada para baixo, por isso ela mantem sua orbita ". " A lua descreve uma linha reta em um espaço curvado pela terra" '-' Qual delas afinal usar para descrever essa situação???
Você nunca pode dizer que a velocidade tangencial da Lua seja maior, menor ou igual a sua aceleração centrípeta, pois velocidade e aceleração são grandezas de espécies diferentes e, portanto, não comparáveis. O que acontece é que a Lua se situa em uma distância tal que o campo gravitacional da Terra lá coincide com o valor da aceleração centrípeta que ela precisa para ficar em órbita com a velocidade tangencial que ela possui. As três descrições são corretas e equivalentes. Ou como um movimento circular uniforme, ou como um movimento de queda livre ou como um movimento geodésico inercial em um espaço-tempo curvo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário