Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Acho que as crianças em geral não aprendem a contar e as operações básicas, apenas decoram. A melhor forma de ensinar isso de verdade seria começar logo ensinando a contar e fazer as operações em várias bases numéricas, de modo que ela possa abstrair os conceitos ao invés de memorizar. O que acha?
Não. A aprendizagem tem que começar de um modo intuitivo e, só depois, passar para o lógico. Não adianta ensinar matemática de forma lógica para crianças pequenas, pois o cérebro delas ainda não está amadurecido para a lógica. O melhor é mesmo aprender contando nos dedos e assim por diante. Isso vai criando um esquema memorizado dos resultados das operações que, mais tarde, deverá ser abordado de uma forma lógica. Isso tem que ser feito com todo assunto a ser aprendido. E continua pela vida acadêmica afora, o mesmo tema sendo abordado, a cada vez, com um aprofundamento conceitual maior, começando na educação infantil, depois na primária, depois na ginasial, depois no Ensino Médio, depois no ciclo básico da Universidade, depois no ciclo profissionalizante da Universidade, depois no mestrado, depois no doutorado, depois no pós-doutorado e assim vai. O uso de outras bases pode ser introduzido, também, de modo intuitivo, mas tem que ser num estágio em que a criança já domine as operações na base dez, que é a costumeira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário