Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
We can make accurate predictions with false models. So its predictions and empirical adequacy doesn't show anything about truthness of the model. And isn't that view so pragmatist? Don't we have any other evidence in favour of truth of our knowledge?
Sim, mas haverá alguma que não se concretizará. Modelos incorretos podem ser corretos dentro de certos limites e falhar fora deles. É o que acontece com a Mecânica Clássica que consegue levar naves até luas de Saturno e com a Eletrodinâmica Clássica que permite as telecomunicações. Mas elas falham nas altas velocidades e nas dimensões sub-atômicas. Realmente, as únicas evidências a favor da veracidade das teorias é a sua adequação com a experiência. A coerência lógica intrínseca não é garantia de validade de uma teoria. Por exemplo, a Geometria de Lobatchevski e logicamente coerente mas não corresponde à realidade do mundo. Da mesma forma que a teoria das supercordas é lógica mas ainda não está confirmada por não se ter achado algum teste que só ela pode explicar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário