Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Professor, estou lendo o Lições de Física do Richard Feynman e percebi que ele demonstra certo desprezo pela filosofia quando aborda questões da ciência. O que o senhor acha desse tipo de atitude vindo de cientistas?
Sou um grande fã do Feynman, mas, nesse aspecto, deploro totalmente sua atitude. Bem como do Stephen Hawking. A Ciência não pode prescindir da Filosofia. O que acontece é que muitos filósofos dizem besteiras por não possuírem conhecimento científico, da mesma forma que muitos cientistas dizem besteira por não possuírem conhecimento filosófico. Por isso é que Filosofia tem que integrar o currículo de todos os cursos de Ciências, bem como Ciências (especialmente Física e Biologia) tem que integrar o currículo de Filosofia (além de matemática). Pelo menos umas três disciplinas de 60 horas para cada uma delas (Física, Biologia e Filosofia). Isso é IMPRESCINDÍVEL. Por isso é que estou escrevendo o livro "Física para Filósofos" e quero escrever, também "Filosofia para cientistas".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário