Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Professor, o espaço do universo não é continuamente criado, certo? Na era de Planck, tudo era muito pequeno porque é como se o espaço estivesse todo “enrolado” e então começou a inchar?
O verbo "criado" não se aplica, pois não há um agente criador. O que acontece na expansão cósmica é que se dá o surgimento de espaço dentro do espaço por todo o espaço. E assim, o espaço entre os lugares vai aumentando. Sendo o espaço o conjunto dos lugares, pode-se dizer que vão surgindo lugares entre os lugares sem que nada saia do lugar em que está, mas fica cada vez mais longe do que está em outro lugar porque os lugares ficam mais afastado, uma vez que passou a haver mais lugares entre eles. Não é que o espaço já contivesse todos os lugares que sempre terá de uma forma compactada que foi se alargando. Os lugares foram surgindo, isto é, o espaço foi surgindo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário