quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Se tudo no cérebro é uma questão de química e sinais elétricos, quem ou o que controla isso?Minhas decisões são controladas por minha vontade? Isso significa que eu controlo as reações químicas e sinais elétricos que trafegam por cada neuronio?

O que você chama de "eu", é, justamente, o conjunto do seu cérebro e anexos em funcionamento. O "quem" resolve tudo é esse complexo. Ele é que é "você". Não há algo além disso tudo que seja um agente controlador do funcionamento de tudo. Tudo funciona por si mesmo. As partes se interferem mutuamente e fazem com que tudo funcione. E há uma espécie de "varredura" desse funcionamento por uma percepção interna do cérebro sobre si mesmo que dá a noção de "eu" à pessoa e que constrói a sua "consciência". Não é "você" que controla os impulsos elétricos e as reações químicas. Elas é que fazem "você" ser você. As decisões são tomadas por você, isto é, pelo conjunto do funcionamento do seu cérebro. Mas não é algo determinístico. Há um leque imenso de possibilidades de decisão a cada subpasso de cada decisão que tudo o que você é faz com que esse "você", proceda a escolha. E essas escolhas não precisam passar pela consciência. A maior parte do que "você" é, é inconsciente e procede as escolhas, só as comunicando, depois, à consciência.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails