Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Se tudo no cérebro é uma questão de química e sinais elétricos, quem ou o que controla isso?Minhas decisões são controladas por minha vontade? Isso significa que eu controlo as reações químicas e sinais elétricos que trafegam por cada neuronio?
O que você chama de "eu", é, justamente, o conjunto do seu cérebro e anexos em funcionamento. O "quem" resolve tudo é esse complexo. Ele é que é "você". Não há algo além disso tudo que seja um agente controlador do funcionamento de tudo. Tudo funciona por si mesmo. As partes se interferem mutuamente e fazem com que tudo funcione. E há uma espécie de "varredura" desse funcionamento por uma percepção interna do cérebro sobre si mesmo que dá a noção de "eu" à pessoa e que constrói a sua "consciência". Não é "você" que controla os impulsos elétricos e as reações químicas. Elas é que fazem "você" ser você. As decisões são tomadas por você, isto é, pelo conjunto do funcionamento do seu cérebro. Mas não é algo determinístico. Há um leque imenso de possibilidades de decisão a cada subpasso de cada decisão que tudo o que você é faz com que esse "você", proceda a escolha. E essas escolhas não precisam passar pela consciência. A maior parte do que "você" é, é inconsciente e procede as escolhas, só as comunicando, depois, à consciência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário