Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Como sabemos que as coisas que vivenciamos por meio de nossos sentidos existem fora de nossa mente, e não apenas dentro dela? Como comprovar a objetividade de um mundo exterior?
Não há como saber de modo cabal e insofismável. O que acontece é que se tem uma plausibilidade muito grande de que, de fato, o mundo exterior seja real e objetivo, não dependendo do sujeito que tem a percepção. A razão está na continuidade do estado das coisas quando se retorna a percebê-las, na ocorrência de fatos nocivos ao sujeito percebedor, na confirmação do testemunho de outras pessoas sobre os mesmos cenários e uma série de outros indícios que permitem a negação do solipsismo. Além do fato de que somente a sua negação permite que a ciência possa produzir uma descrição plausível da realidade, capaz de permitir a previsão do seu comportamento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário