Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
Professor, tendo uma carga em repouso e um referencial acelerado em relação à ela, a mesma deve emitir ondas EM apenas em um referencial? Isso não é inconsistente? Meu professor de Relatividade disse que a radiação se encontraria confinada numa região do espaço-tempo inacessível, mas não compreendi.
Repouso é um conceito relativo. O referencial em que ela está em repouso está acelerado em relação a esse outro que você mencionou. Portanto, em relação a ele ela está acelerada e poderá emitir radiação. A questão é saber se algum desses referenciais é inercial ou não. Cargas não aceleradas (mesmo que com velocidade) em relação a referenciais inerciais não emitem radiação. E se uma carga está acelerada em relação a um referencial inercial estará acelerada em relação a qualquer outro que também seja inercial (que se movem com velocidade constante uns em relação aos outros). Mas esse referencial acelerado que você falou está acelerado em relação à carga. Isso não significa que ele não seja inercial, pois a carga pode estar acelerada em relação a um inercial e ele esteja exatamente com a aceleração oposta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário