Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 21 de abril de 2013
Podemos dizer que os ateus D´ Alembert e Laplace também estiveram no mesmo nível de Newton em relação a relevância da produção do conhecimento científico?
O nível de produção de conhecimento científico de uma pessoa não tem nada a ver com o fato dele ser crente ou descrente. Laplace, sem dúvida, está no mesmo nível de Newton, como Lagrange. D'Alembert, nem tanto. Muitos cientistas que deram contribuições extremamente relevantes para a ciência eram crentes (em Deus), da mesma forma que vários não. Como a pressão social sobre os descrentes só atualmente se aliviou e, mesmo, a crença em Deus, ao longo da história da ciência, foi o que prevaleceu na maior parte do tempo, cientistas descrentes, no passado, eram mais raros do que atualmente. Hoje a maioria é descrente, mas há muitos crentes e, nem por isso, sua contribuição é menor. O que importa é que eles não considerem que sua crença seja um pressuposto do trabalho científico. A ciência tem que ser neutra em relação à crença. Mas pode conviver com ela, desde que ela não seja obtusa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário