Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 16 de julho de 2013
A ciência na esfera da astronomia é valorizada socialmente ? Como as pessoas te tratam quando se apresenta como cientista (pesquisador) ?
Depende do meio. No meio universitário sim, mesmo que pesquisa em astronomia e cosmologia sejam, de certa forma, inúteis. Ou seja, não faz diferença prática saber ou não saber como o Universo se originou. Então, entre as camadas mais populares da sociedade, um cientista puro, cujo assunto não tem aplicação direta, costuma ser visto como um estroina, que desperdiça dinheiro que poderia ser usado para coisas úteis. De certa forma, a ciência pura é como a arte. Mesmo sendo inútil, se presta a atender um desejo humano de beleza, de compreensão do mundo e coisas assim, inúteis de um ponto de vista pragmático. Mas uma pessoa que se dedique a essas pesquisas, mesmo que não entendidas por muita gente, costuma ser admirada em meios mais cultos, em razão, exatamente, da dificuldade inerente ao assunto, que exige bastante empenho, preparo e inteligência para ser dominado. Em geral, também, cientistas desse tipo são pessoas que vivem "no mundo da lua" e não "têm os pés no chão". Costumam ser desligados e desapegados de bens materiais e de honrarias. Parecem até autistas, mas não são. Só se fecham em si mesmos por não achar interlocutores interessantes para discutir o que lhes passa pela cabeça.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário