domingo, 14 de julho de 2013

Daniel gosta disto É fato que a tecnologia avança num ritmo assustador gerando maquinas que elimina cada vez mais a necessidade do trabalho humano,seja para construção civil,taxi e até a agricultura com muita fartura.Em quanto tempo vc estima que o capitalismo acabará? E em que momento declararia ultrapassado?

Minha previsão é de que o capitalismo, a princípio, aumentará mais ainda, mas de uma forma mais distribuída, isto é, com menos concentração na mão de poucos, numa tendência para a situação em que os empregados passem a ser sócios das empresas em que trabalhem. A proposta socialista, para mim, está ultrapassada. Mas não a comunista. A via socialista para o comunismo é que é equivocada. O verdadeiro comunismo tem que ser anárquico, isto é, os meios de produção não serem propriedade de ninguém (ou ser de todos, o que dá na mesma). Então não existem empregados. No socialismo, ao contrário, todos são empregados de um único patrão, o governo. Isso é péssimo. Até se atingir esse estágio, contudo, há algumas atividades que têm que ser controladas, provisoriamente, pelos governos, como educação, saúde, segurança, justiça, defesa, diplomacia e tributação. Devo ressaltar, "provisoriamente", até que os governos se extingam por falta de necessidade de existir. Mas é possível que elas sejam exercidas de forma terceirizada, porém controlada pelo governo, como acontece com as telecomunicações e a viação. Mas sem ônus direto para a população, isto é, o custo dessas atividades seria coberto integralmente pela arrecadação pública. (não estou falando das telecomunicações e da viação). Desta forma, acredito que o sistema capitalista não durará mais do que uns mil ou dois mil anos, até que o anarquismo se estabeleça. Todavia, se se fizer um grande esforço, esse tempo poderá ser abreviado para uns cinco ou sete séculos.
Quanto à tecnologia, acho uma boa coisa, pois liberta as pessoas para atividades mais criativas. Todavia pode ser um problema enquanto existir essa relação de patrão e empregado. Por isso é que todo mundo tem que se tornar patrão. O ideal é a formação de cooperativas que prestam serviços, como de faxineiros, pedreiros, lixeiros, e assim por diante. Essas cooperativas seriam de propriedade dos próprios trabalhadores cooperados que aufeririam os lucros dos serviços prestados sem serem empregados de ninguém. A gerência delas seria deles mesmos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails