Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 14 de julho de 2013
O que acha do argumento que afirma que o mal é consequência do livre arbítrio que Deus nos atribuiu, logo o mal é culpa do homem?
Claro que não. Nem todo mal é feito pelo homem. Pode ser feito pela natureza, por algum animal, por um acidente. Quem acha que tudo o que acontece é porque Deus quer, seria feito por Deus. Também há males feitos por seres humanos, contra outros, contra a natureza, contra animais. E não é só o homem que faz o mal voluntária e conscientemente. Alguns animais também têm consciência de que estão fazendo um mal, como chimpanzés e outros. A moral não é só humana. Outro equívoco é dizer que o mal seja apenas a ausência do bem. Não é. O mal é algo positivamente provocador de sofrimento, dor, infelicidade, desprazer, prejuízo e tudo de ruim. A ausência do bem é uma situação neutra. O livre arbítrio é uma capacidade natural dos animais dotados de consciência e não depende da suposição de que tenham sido criados por algum Deus. É um produto da evolução.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário