segunda-feira, 15 de julho de 2013

Professor, por que a evolução ainda é rejeitada por muitas pessoas? Em outras palavras por que ainda não se tornou uma LEI ao invés de TEORIA, o que falta?‎

Parece que você não está sabendo o significado dos termos "Teoria" e "Lei" em epistemologia.
Uma "Lei" é uma proposição empírica devidamente verificada sobre o comportamento da natureza, da sociedade ou do que seja, em um particular aspecto. Isto é, trata-se de uma conclusão obtida por um método indutivo, observacional ou experimental, mas restrito a um único fenômeno.
Um "Teorema" é uma proposição logicamente deduzida a partir das leis e das definições estabelecidas. Portanto não é observacional nem experimental, mas pode ser verificado a partir de consequências testáveis experimentalmente, também restrito a um particular fenômeno.
Um "Princípio" é uma proposição de natureza ampla e genérica, do qual alguma lei poderia ser deduzida. Os princípios não são testáveis diretamente, mas permanecem válidos enquanto as leis que deles decorrem continuarem confirmadas.
Uma "Hipótese" é uma proposta de explicação abrangente e compreensiva que pretenda abarcar todo um conjunto de leis e teoremas concernentes a um mesmo aspecto da realidade natural, social ou outra, em um esquema que possua coerência e consistência interna. A hipótese, contudo, ainda se situa em um nível de proposta não confirmada.
Uma "Teoria" é uma hipótese que tenha sido confirmada dentro de seu campo de abrangência, isto é, um modelo de explicação de algum aspecto da realidade que esteja de acordo com os fatos observados e que seja capaz de fazer previsões devidamente corroboradas. Quando algum aspecto da Teoria não conduzir a previsões confirmadas pelos fatos, a Teoria precisa ser revista ou ampliada, muitas vezes podendo permanecer válida com alguma restrição ao tipo de fenômeno em que se aplica.
A "Teoria da Evolução", assim, é uma hipótese confirmada, dentro de sua área de abrangência.
É muito comum se fazer confusão entre os conceitos de Hipótese e de Teoria, mesmo entre cientistas. Por exemplo, a "Teoria das Supercordas", não é uma teoria, mas uma hipótese que pretende se tornar uma teoria, se for confirmada, mas ainda não é. A "Teoria da Relatividade" é uma verdadeira teoria, confirmada dentro de sua abrangência, do mesmo modo que a "Mecânica Quântica".

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails