segunda-feira, 15 de julho de 2013

Réplica de Ariel Barja: "Discordo. Não é que o ateu acredite que deus não exista, mas que não acredita que deus exista. Isso é muito diferente." Se não crê, nem na existência, nem na inexistência, é apenas um agnóstico. Para ser ateu é necessário crer na inexistência.‎

Não. Agnóstico é o que considera que não seja possível saber se Deus existe ou não. Gnóstico é o que acha que se sabe. O dito "ateu forte" ou dogmático, considera que a inexistência de Deus seja um fato comprovado, portanto é gnóstico. O "ateu fraco", que é o meu caso e o da maioria dos ateus, é cético. Isto é, ele acha que seja possível saber se deus existe ou não, mas não se sabe, por enquanto. Então opta por achar que não. Não é gnóstico nem agnóstico. Ele não crê que deus não existe. Ele supõe que não, sem ter certeza. Uma crença envolve uma convicção de que o que se crê seja verdade.

Um comentário:

Unknown disse...

Não interessa se ele tem certeza ou não de sua crença, para que se seja ateu, é necessário que se creia na inexistência de Deus. Como você mesmo ressaltou, há ateus agnósticos e gnósticos. O ateu agnóstico CRÊ SIM na inexistência de Deus, mas diz não saber se tal posição é de fato verdadeira. Você está errado e se nega a admitir.
Ass: Ariel

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails