Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Então, depois de destronada as religiões, só o marxismo poderá reencantar o mundo? Sinceramente, duvido muito que este projeto dê certo, por uma simples razão: o comunismo não tem princípios morais bem fundamentados em sua filosofia.
Discordo totalmente do Marxismo. Sou um comunista inteiramente anti-marxista. Sou um anarquista. Todavia o comunismo, que é uma concepção econômica, bem como o anarquismo, que é uma concepção política, são concepções independentes e, por sua vez, independentes de concepções religiosas. Para mim o mundo ideal é um mundo comunista, anarquista e ateu. Mas pode não ser as três ao mesmo tempo. Quanto a princípios morais, qualquer concepção a respeito do modo de ser da humanidade não foge a ter um embasamento totalmente ético. Tanto o comunismo, quanto o anarquismo e o ateísmo são concepções completamente éticas e propõe uma moralidade muito mais bem fundamentada do que a moralidade de qualquer religião, porque é uma moralidade que não se prende a recompensa e castigo nenhum pelo comportamento pautado no bem. Ou seja, é uma moralidade puramente ética. E é preciso não confundir, nunca, moral com ética.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário