Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 22 de novembro de 2017
Estou um pouco preocupado com a sua certeza quanto à existência do livre-arbítrio. A comunidade científica ainda nem sabe como definir "livre-arbítrio" satisfatoriamente, imagina ter certeza de que existe?
Estou perfeitamente tranquilo quanto a isso. Livre arbítrio é a capacidade de fazer escolhas ao se tomar decisões, entre várias possibilidades. Isso acontece de fato é pode ser constatado. Mesmo que haja influências imensas para alguma possibilidade, a pessoa pode escolher qualquer outra. Isso não é uma crença, é uma constatação. Dizer que um escaneamento cerebral de ressonância magnética funcional mostra que a decisão, por exemplo, para comandar algum músculo é tomada antes de que tal informação seja passada à consciência não significa que a decisão não tenha sido pessoal, mesmo que inconsciente. A questão é que o processamento mental inconsciente também é um processamento pessoal. Também é uma decisão livre da pessoa, feita pelo cérebro sem interveniência da consciência. A liberdade não é apenas a liberdade consciente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário