Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 22 de novembro de 2017
O que quer dizer quando se fala em flutuações das densidades das grandezas em um campo? O spin de uma partícula por exemplo, pode passar por inúmeros valores até que se chegue a um valor crítico?
O spin de cada partícula é um valor fixo para ela, imutável. O que pode mudar é o momento angular total de um conjunto de partículas, desde zero até o máximo, quando todas estiverem com seus spins perfeitamente alinhados. Todas as grandezas podem ter um valor extenso e um valor intenso, que seria a densidade do valor extenso, ou seja, a razão de seu total pelo volume ocupado. Isso vale para energia, momento angular, momento linear, carga elétrica. Temperatura, por exemplo, é a densidade de energia cinética translacional, não por volume, mas por número de partículas. Em um sistema amorfo de particulas, como uma nebulosa ou o próprio universo primitivo, em razão do movimento caótico das partículas, a densidade de qualquer grandeza física é flutuante. No caso da densidade de massa e de energia, o aumento em um ponto tem a propriedade de promover um centro de atração que leva ao crescimento cada vez maior dessa densidade em torno desse ponto, com a consequente rarefação em volta. Isso é que permite a formação de galáxias, estrelas e planetas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário