domingo, 21 de abril de 2013

Qual desses você pratica? http://mude.nu/estudo-10-melhores-formas/

Para mim, a melhor maneira de aprender algo é ensinando, mesmo que seja ficticiamente. Ou seja, redigir uma apostila para que alguém aprenda aquilo, e dar aulas para si mesmo. O ideal é dar aulas de verdade, para outras pessoas que vão te perguntar. A pressão de ter que saber para responder é muito eficaz para o aprendizado. Sempre lecionei assim, pedindo aos alunos que me ensinassem o conteúdo. E minhas provas (no bacharelado de física) era pedir aos alunos (com consulta) que escrevessem um capítulo de apostila para ensinar aquilo. Tendo que criar novas explicações e inventar exemplos e exercícios. Esse negócio de fazer muitos exercícios eu já não acho tão importante. Em geral eu me concentrava em entender muito bem a teoria, incluindo conhecimento (o que é), entendimento (como é), compreensão (porque é), aplicação (para que é). Daí eu pegava as questões. Se eu via que sabia como responder ou fazer o problema, eu não fazia. Só fazia os que eu pensava que poderia não saber. É muito importante que não se contente com uma única fonte de informação. Depois é que eu ia estudar em grupo, para ensinar para os outros. Sempre me munia de vários livros sobre o assunto, especialmente se não concordassem entre si. E prestava muita atenção nas aulas. De forma interativa com o professor, perguntando, questionando, discordando. Se eu concluísse que o professor estava errado, na prova que não fossem de múltipla escolha eu respondia o que ele queria dizendo "de acordo com o professor..." e depois acrescentava "todavia discordo..." e apresentava minha concepção devidamente argumentada. Com isso ele não poderia me tirar ponto. Desta forma sempre fui o primeiro aluno da turma em aproveitamento.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails