segunda-feira, 15 de julho de 2013

Parece uma pergunta besta, mas por que pro presidente do Brasil, seus senadores e prefeitos, não é exigido ensino fundamental completo, e pra um gari é?

Por incoerência política. Para mim a candidatura a qualquer cargo político dependeria de uma prévia habilitação por meio de um exame que daria uma carteira de habilitação política, com vários níveis, correspondentes aos cargos de vereador, prefeito, deputado estadual, governador, deputado federal, senador e presidente da república. Cada um teria um exame, cada vez mais vasto e mais profundo de conhecimentos políticos. Não posso entender como uma pessoa ignorante possa ser política. Mas isso é só o começo. Certamente que a pessoa tem que ter vivência. Todavia isso será apurado pelas urnas. Mas um mínimo de exigência de conhecimentos eu penso que seja necessária. Isso é elitismo? Sim, mas, para mim, político é uma ocupação que constitui uma elite. Não em termos de poder econômico, ou inserção social, mas em termos de gabarito político. Sem contar a lei da "Ficha Limpa" que ainda acho meio tíbia. Político tem que ter conduta ilibada mesmo. Qualquer tropeço, para mim, deveria excluir a possibilidade de candidatura. E se algum for condenado por corrupção, a cassação dos direitos políticos, exceto de votar, teria que ser definitiva, para o resto da vida.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails