Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Ernesto, meu professor de Física pra engenharia disse que o Navio não afunda principalmente por causa do líquido que ele desloca, fazendo referencia ao empuxo. Você poderia me explicar melhor ? E a densidade ? Não faz parte tbm ?
Imagine que, ao invés do navio, seu lugar estivesse preenchido pela própria água. Ora, essa água estaria parada no lugar, ou seja, em equilíbrio. Isso significa que seu peso estaria sendo anulado pela força que o resto da água circundante faria sobre aquele pedaço de água. Se, em vez da água, se tiver o navio, a água circundante continuaria a mesma, portanto faz sobre o navio a mesma força que fazia quando tinha água, isto é, de valor igual ao peso daquela água, só que de baixo para cima. Essa água, que não está lá porque o navio está lá, é chamada de "água deslocada" e a força que a água circundante faz sobre aquele volume de navio que está dentro da água é chamada de "empuxo" e vale o peso da água deslocada. Se o peso do navio todo, inclusive da parte que não está dentro da água, for igual ao empuxo, ele fica equilibrado, flutuando. Se o peso do navio for maior do que o empuxo, ele afunda, se o peso for menor, ele é empurrado para cima, diminuindo o volume de água deslocado e, assim, o empuxo, até que se passe a ter o equilíbrio. A densidade influi, porque o empuxo, sendo o peso do líquido deslocado (mas vale também para gases), é o produto do volume deslocado pela densidade do fluido. Por outro lado, o peso do navio também é o produto de seu volume todo (incluindo a parte não imersa) por sua densidade média (que inclui o ar dentro dele).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário