Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Ernesto, o prof da auto-escola falou que não devemos dirigir em alta velocidade pois o carro fica mais "leve". Poderia desviar do caminho e causar um acidente. Mas esse desvio não seria por causa da inércia ? o carro tende a sair pela tangente na curva. aceleracao alta->Alta força de atrito p/curva
De fato, além da inércia, há essa questão do carro ficar "mais leve". Em verdade ele não fica mais leve. O peso não se altera. O que se altera é a força com que ele comprime o chão, chamada "normal". Isso acontece porque o ar que chega ao carro, devido a seu movimento, se divide em dois fluxos, um que passa por cima do carro e outro que passa por baixo do carro. Como o que passa por cima faz um percurso mais comprido no mesmo tempo, tem maior velocidade o que provoca uma pressão dinâmica menor do que a do ar que passa por baixo. Essa diferença de pressão provoca uma força para cima sobre o carro que diminui a normal com que ele comprime o solo. Diminuindo a normal, também diminui o atrito e é o atrito que transmite todos os comandos de aceleração, frenagem e mudança de direção. Com menos atrito esses comandos ficam mais fracos e a inércia acaba levando vantagem, fazendo o carro continuar na mesma reta com a mesma velocidade. Por isso é que os carros de corrida possuem aerofólios, para comprimi-los contra o chão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário