quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Ernesto, o prof da auto-escola falou que não devemos dirigir em alta velocidade pois o carro fica mais "leve". Poderia desviar do caminho e causar um acidente. Mas esse desvio não seria por causa da inércia ? o carro tende a sair pela tangente na curva. aceleracao alta->Alta força de atrito p/curva

De fato, além da inércia, há essa questão do carro ficar "mais leve". Em verdade ele não fica mais leve. O peso não se altera. O que se altera é a força com que ele comprime o chão, chamada "normal". Isso acontece porque o ar que chega ao carro, devido a seu movimento, se divide em dois fluxos, um que passa por cima do carro e outro que passa por baixo do carro. Como o que passa por cima faz um percurso mais comprido no mesmo tempo, tem maior velocidade o que provoca uma pressão dinâmica menor do que a do ar que passa por baixo. Essa diferença de pressão provoca uma força para cima sobre o carro que diminui a normal com que ele comprime o solo. Diminuindo a normal, também diminui o atrito e é o atrito que transmite todos os comandos de aceleração, frenagem e mudança de direção. Com menos atrito esses comandos ficam mais fracos e a inércia acaba levando vantagem, fazendo o carro continuar na mesma reta com a mesma velocidade. Por isso é que os carros de corrida possuem aerofólios, para comprimi-los contra o chão.

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