Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Eu entendi sobre a contradição entre anarquismo e atuaçao do estado na sua resposta, mas estou confuso sobre como ter ideologia esquerda e ao mesmo tempo inclinação anarquista, é possível, a esquerda nao utiliza do Estado?Ou tenho aprendido conceitos de forma errada?
Esquerda não é uma concepção necessariamente estatizante. Há a vertente estatizante e a vertente anárquica. O que caracteriza a esquerda é o fato de considerar que as desigualdades sociais são injustas, enquanto a direita as considera justas e, até, necessárias e desejáveis. A esquerda estatizante pretende implantar a igualdade social pela força de um estado totalitário. A esquerda anárquica pretende implantar a igualdade social de forma democrática, por meio de uma evolução civilizatória da humanidade. A esquerda estatizante é incoerente, pois a existência do estado totalitário implica na desigualdade social dos membros da administração estatal em relação ao resto da população. Esta desigualdade é tão ignominiosa quanto a desigualdade entre a aristocracia e a burguesia e o resto do povo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário