terça-feira, 21 de novembro de 2017

Existem dificuldades associadas a um alto QI que passam despercebidas por professores e pais de alunos?

Acho que sim. O que vejo é que pessoas mais inteligentes se sentem deslocadas no meio da turma que não compartilha de seus interesses cognitivos, de suas reflexões mais profundas, de seus questionamentos, não só aos professores, mas à sociedade e ao mundo. Isso traz uma grande solidão que pode levar a uma tristeza ou, até, à depressão. A falta de desafios numa escola mesmerenta é muito frustrante para quem seja mais inteligente. Raras escolas possuem um programa de atendimento a superdotados. Isso os pode levar, por um lado a essa depressão, por outro a uma atitude de desdém e, consequente perturbação da disciplina, uma vez que se entediam com a insistência dos professores em explicar o que já entenderam há tempos ou de ficar controlando a disciplina do resto da turma. Realmente não é fácil se ser inteligente acima da média no meio de uma turma mediana. A não ser que se tenha uma personalidade muito forte e um temperamento completamente fleumático, bem como uma atitude inteiramente estoica, o que é difícil em um adolescente. Algumas escolas têm tratamento diferenciado para alunos especiais no sentido da dificuldade de acompanhamento, mas não dos especiais no sentido da excessiva facilidade de aprendizado. Eles precisam de ser municiados de conteúdos suplementares e desafios, para não se entediarem.

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