Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 19 de março de 2013
O que são os eventos/objetos de existência necessária e eventos/objetos de existência contingente? O universo e a mente são de que tipo?
Um ser contingente é o que não precisa existir e necessário que precisa existir. Em verdade não existe nenhum ser necessário. Qualquer ser poderia não existir. O próprio Universo não é necessário. Poderia não haver nada ao invés de algo. Quanto aos eventos há casos em que a ocorrência de algum acarreta a necessidade da ocorrência de outro, mas isso não pode ser considerado "evento necessário", pois a sua necessidade está condicionada à ocorrência de outro. A mente é um tipo de ocorrência que não é necessária, mas, uma vez preenchidas as condições para sua ocorrência, ocorrerá. Ou seja, tendo havido a formação de um cérebro no processo de gestação, sem que tenham surgidos problemas de má formação, o animal vai nascer com uma mente. Mas não é necessário que o processo de evolução das espécies tenha levado ao surgimento de mentes em animais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário