Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 19 de março de 2013
Sobre o final da sua última resposta: não teria alguma relação com isso o fato de que nos países onde o Estado e a Justiça funcionam, o número de pessoas nao religiosas seja maior. Ou seja, quanto menos impunidade, menor a importância psicologica de Deus?
Penso que sim, que esse seja o caso. Confiar na justiça humana dispensa ter que apelar para a justiça divina. Além disso, onde as condições de vida, a prosperidade, a saúde, a educação, o bem estar e a felicidade são maiores, também há uma diminuição da religiosidade. Note que isso não significa diminuição da espiritualidade, entendida como a dedicação aos aspectos mais elevados de existência, como a prática do bem, da justiça, da compaixão, da solidariedade, a curtição de valores culturais, da arte, comprazendo-se em ocupar-se com abstrações e tendo posturas mais éticas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário