domingo, 21 de abril de 2013

Na realidade em que vivemos, liberdade de expressão é um direito conquistado que pode ser exercido por todos? Argumente.

Felizmente, pelo menos aqui no Brasil, vivemos num país em que a expressão do pensamente é, de fato, livre. E liberdade nunca se pode dizer que é demais. Claro que não se tem liberdade para prejudicar aos outros, cometer crimes, caluniar, fazer malvadezas, ser corrupto, desonesto e coisas assim. Mas se tem a liberdade de ter a religião, a ideologia, a orientação sexual, o gosto musical, o estilo de vida e tudo o mais que não cause mal a ninguém. Isso é ótimo e não só pode como deve e tem que ser exercido, exatamente para fortalecer esse direito. Se omitir em expressar qualquer opinião para evitar o embate de idéias ou para não ser prejudicado é muito ruim porque dá força àqueles que não gostam de liberdade porque não toleram que outros tenham pensamentos diferentes dos seus. Essa é uma das maiores conquistas da democracia. Mesmo quando eu não concordo com o que outros dizem eu defendo o direito que eles têm de dizer, de argumentar, de tentar convencer os outros de que estejam certos. Do mesmo modo que eu me sinto no direito de convencer os outros de minhas idéias, como o ateísmo e o anarquismo. Sem agredir nem ofender a quem quer que seja.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails