Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 21 de abril de 2013
O que fazer para tomar gosto pelos estudos e começar a estudar? Eu gosto muito de ciências exatas, principalmente matemática e física e quero me preparar para o IME(Instituto militar de engenharia) Só que a preguiça acabar comigo. Não consigo estudar.
Bom... Já fui orientador de um aluno que era fascinado por física, mas não conseguia ser aprovado em cálculo I nem física I. Acabou trocando o curso de física pelo de letras e saiu-se muito bem lá. Física é fascinante, mas, para saborear a sobremesa tem que comer primeiro o jiló. E física requer muita matemática. Muita mesmo. No curso de Física só tinham os ótimos e os péssimos alunos. Não havia mais ou menos. Os ótimos poderiam passar em qualquer vestibular, mas queriam ser físicos, mesmo sabendo que nunca ficariam ricos. Os péssimos entravam na física porque a concorrência era baixa, pois pretendiam depois mudar para engenharia, mas não passariam no vestibular. Depois do segundo período, ficavam só os ótimos. Os outros eram reprovados nas matérias do primeiro período. Entravam 25 e formavam 5. Para o IME ou o ITA, mesmo sendo engenharia, o curso é extremamente puxado. O mais fácil é passar no vestibular. Então não tem saída. Tem que vencer a preguiça e meter a cara. O remédio para a preguiça é ir fazendo com preguiça mesmo até ela acabar. Como você já gosta do assunto, fica mais fácil. Mas não pode se contentar com as descrições apenas conceituais. Tem que aprofundar nas análises teóricas e matemáticas. Experimento o livro "Física Conceitual", do Hewitt, para pegar gosto pelo estudo de física. Mas ele só não basta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário