sábado, 11 de maio de 2013

No termômetro de mercúrio o mercúrio é a substância termométrica e também é a grandeza termométrica?

Não. Ele é a substância termométrica. A grandeza termométrica é o comprimento da coluna de mercúrio.

Professor então a grandeza termométrica é todo o tubo de mercúrio?

Não. É o comprimento da coluna de mercúrio dentro do tubo. Note que grandeza não é um objeto. É uma propriedade capaz de ser numericamente especificada, como comprimento, volume, duração, massa, peso, temperatura. O comprimento de um bastão não é o bastão, mas a sua dimensão ao longo dele. É um número acompanhado de uma unidade. Grandeza termométrica é alguma grandeza que possua uma variação monótona crescente com a temperatura, isto é, quando a temperatura aumente, ela também aumente, biunivocamente. Pode ser um comprimento, um volume, uma pressão, uma tensão elétrica, uma luminosidade etc.

Professor então vamos supor que tem um termometro de mercurio e esse termometro 2 metros, e a substancia do mercurio está de 0 até 1 metro, então a grande termométrica é apenas a parte de 0 a 1 metro?

Não. A grandeza termométrica é o comprimento variável da coluna de mercúrio e não um valor particular desse comprimento. É o comprimento que indica a temperatura. Há que se fazer uma função que diga para cada comprimento qual o valor da temperatura. Normalmente se consideram dois pontos fixos, facilmente reprodutíveis, como a temperatura de fusão do gelo e a de ebulição da água, à pressão atmosférica normal e se marcam, no termômetro, quais os pontos em que o comprimento da coluna de mercúrio se posiciona nessas temperaturas. Então se divide esse comprimento em partes iguais, definindo-se, assim, que a temperatura seja linearmente variável com o comprimento da coluna. Então se marcam as subdivisões. É claro que, assim fazendo, os valores intermediários de temperatura não coincidirão ao se usar diferentes substâncias e propriedades termométricas.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails