Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 9 de maio de 2013
Talvez não tenha deixado claro, mas a intenção era saber o que você aconselharia à um jovem que busca elucidar-se enquanto ser, no sentido de desenvolver todas as suas potencialidades (intelectuais, artísticas, etc) e alcançar maior lucidez.
Para tal, a primeira medida é ter a atitude de querer tal tipo de coisa como prioridade em relação ao resto, isto é, ao sucesso, principalmente, bem como ao reconhecimento popular e outras vantagens ditas "mundanas". Porque dedicar a vida ao desenvolvimento intelectual, a atingir a sabedoria, é uma espécie de sacerdócio não religioso, já que requer a prática das virtudes, especialmente da abnegação. Em segundo lugar, há que se dedicar a estudos amplos e profundos, com denodo e persistência, para adquirir conhecimentos filosóficos e científicos que possam embasar tal projeto de vida. Contentar-se apenas com o que se ensina na escola não é suficiente. Eu diria que é menos da metade. Tem que gostar de ler e ler muito mesmo. Andar com livro debaixo do braço para onde for, pois pode surgir alguma oportunidade de ler. Em terceiro lugar tem que ser um arguto observador do mundo, tanto natural quanto social. Observar o comportamento das pessoas, as ocorrências da natureza e os fatos sociais, examinar tudo, refletir a respeito, comparar com o que estudou, criticar e introjetar tais observações para ir construindo a própria visão de mundo. Em quarto lugar tem que atuar, tem que agir, empreender projetos de intervenção no mundo, exteriorizar suas idéias. Nisso entra a expressão artística e o trabalho social. É preciso fazer algo, mesmo que não fique bem feito. O que é muito bom é participar de discussões com pessoas que tenham idéias diferentes para treinar a argumentação, mesmo que, no começo, se perca. Isso é bom para ir descobrindo os enganos e corrigindo os rumos. Nunca se pode estar certo de que se seja o dono da verdade. Lembre-se, pensar é a atividade distintiva da espécie humana. Portanto, pense. Pense muito. Não ligue para quem se espanta em te ver pensando, pois, então, é que você estará sendo mais humano. Vale a pena, também, escrever. É um modo de organizar as idéias. A lucidez virá naturalmente em função dessas atividades. Trata-se de um dos mais gratificantes e satisfatórios projetos de vida, capaz de preencher a vida de significado, desde que não seja estéril, isto é, que se volte para ajudar às pessoas e a melhorar o mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário