Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 9 de maio de 2013
O que você entende por “paz de espírito” e “evoluir espiritualmente”. Paz de espírito seria a consciência tranquila? Se alguém lhe disse-se que é uma boa pessoa e tal, mas precisa evoluir espiritualmente, qual seria a sua resposta a essa afi
O que se chama de "espírito" é a mente, que é uma ocorrência devida ao funcionamento do cérebro. A "paz de espírito" é, justamente, a condição mental de não se ter nenhum conflito mental entre o que se pensa e o que se faz. Muitas pessoas acham que espiritualidade seja uma espécie de concepção de que haja uma realidade transnatural e uma pessoa espiritualizada seja aquela que aceita essa concepção, ou seja, que ache que sua mente tenha alguma componente além da natureza e que seja essa componente (a "alma") a responsável pela consciência e pela vivência de valores éticos. Então acham que quem não pense assim não seja "espiritualizado". Para mim, a "espiritualidade" é a postura de se viver de acordo com padrões elevados de comportamento ético e se dedicar a desenvolver os aspectos mais refinados da vida, dos sentimentos, das práticas, das ideias. Isso não tem nada a ver com a concepção da existência de alguma "alma". Fazer o bem e ter uma vida de padrões elevados não requer crer em Deus ou ser religioso. Então, ser uma boa pessoa, já faz parte da evolução "espiritual".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário