Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 9 de maio de 2013
O senhor concordou comigo sobre o fato de existirem valores morais objetivos, concorda também que esses valores podem ou emanar de um ser de grandeza máxima ou podem ser bons pela sua própria natureza? Moralidade objetiva independe de Deus, ao meu ver.
Não emanam de entidade superior nenhuma. Os valores éticos, aos quais as prescrições morais devem se adequar, são valores puramente humanos, advindos do fato de que é bom que todo mundo sinta-se feliz, gratificado, alegre. Que ninguém seja prejudicado em nada, que não sofra, que não se entristeça. Então as ações das pessoas devem ser pautadas nesse sentido. Quanto mais o bem for disseminado e o mal erradicado, melhor será a vida de todo mundo e, portanto, a de cada um. Fazer o bem e renunciar ao egoísmo não é nenhum mandamento divino, mas uma prescrição humana para o benefício de todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário