Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 9 de maio de 2013
Por que mesmo o intelecto humano sendo limitado alguns tendem a vê-lo erroneamente como sem limites? Por que em tão poucos séculos de controle da natureza a soberba da nossa espécie percorreu anos-luz?
Ele não é ilimitado, mas seus limites estão, ainda, muito longe de serem alcançados. Talvez o sejam daqui a vários milhares de anos. Mas a humanidade ainda deve perdurar por alguns milhões da anos. Nesse tempo poderá evoluir, não pela seleção natural, que não mais funciona na humanidade, mas pela intervenção provocada. Certamente o controle sobre a natureza aumentará muito mais ainda e essa soberba será substituída por uma humildade. Porque se continuar acabará se estrepando e, então, aprenderá a ser humilde na marra. Certamente que a natureza resolverá, por si, os seus problemas, mas, então, com grande prejuízo para a espécie humana. Todavia, dentro de alguns milhões de anos, o equilíbrio será restaurado. Então o que sobrar da humanidade estará maduro e civilizado. Minha esperança é que não se precise esperar nenhuma catástrofe e que a razão baixe sobre a humanidade em apenas poucos milhares de anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário