Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 11 de maio de 2013
Professor, eis aqui um probleminha moral para o senhor: " Se te oferecessem 200 Mil dólares para você se submeter em um ritual satânico onde você oferenda sua alma para o demônio bíblico" você o faria?
Ora, como o demônio bíblico simplesmente não existe, ganhar duzentos mil dólares fazendo isso seria facílimo e não traria consequência nenhuma. Todavia não seria ético, pois se estaria tapeando a pessoa que fizesse a proposta, se é que ela acreditasse mesmo no demônio. Quanto a ser imoral, considerando que a moral vigente é a de proibir pactos com demônios, isso não vem ao caso. Já que demônios não existem, qualquer norma referente a eles é despropositada. Se eu aceitasse, mesmo cometendo imoralidade, para mim não seria problema, já que rejeito essa moralidade. Mas seria problema ético. Conclusão: não aceitaria. Mas não por temor de que viesse a se concretizar o prognóstico. Inclusive porque alma também não existe.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário