Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 19 de março de 2013
Olá Professor! Tenho estudado alguns textos que abordam questões filosóficas e religiosas. Em muitas dessas leituras tem sido recorrente o aparecimento dos termos ‘fenomenológico’ e ‘fenomênico’. Ambos se referem à Fenomenologia? Tem diferença?
A palavra fenomenologia tem dois significados. Um amplo e um restrito. O amplo é o estudo de todas as ocorrências que se deem em função das leis da natureza. Algo é fenomenológico quando acontece por conta do funcionamento próprio do mundo e não por interveniência humana. Mas a palavra também se aplica a uma corrente filosófica, chamada Fenomenologia, que considera que a realidade é a experiência da consciência, não descartando o mundo exterior, mas buscando explicações inteiramente dentro do que se toma consciência. Fenomênico, por outro lado é aquilo que seja objeto de um fenômeno, com o que algo está acontecendo. Dentro da filosofia fenomenológica é o que a consciência apreende do mundo. Em suma, fenomênico é a coisa, fenomenológico é o modo como a coisa ocorre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário