Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 7 de maio de 2013
Professor, alguns grupos são, em certo sentido, indiferentes aos sofrimentos animais alegando que eles não possuem consciência, apenas senciência. O senhor, ao que parece, faz distinção ainda entre consciência e autoconsciência, certo?
Sim, são três conceitos distintos que surgem na mente à medida que sua complexidade cresce no mundo animal. A senciência é a capacidade de sentir e sofrer ou ter satisfação. A consciência é a capacidade de saber o que está sentindo e pensando (animais pensam). Mamíferos e pássaros a possuem, além do polvo. Auto consciência é a capacidade de se perceber como ente distinto do resto do mundo, isto é, é a percepção do "eu". Poucas espécies animais a possuem. Ao que se sabe (há testes para isso), além do homem, só os primatas superiores (chimpanzés, gorilas, orangotangos e bonobos), os golfinhos, as orcas, os porcos, os elefantes, os corvos, os papagaios e alguns outros de que não me recordo a possuem. Cães e gatos não a possuem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário