quinta-feira, 9 de maio de 2013

Professor...disserte sobre obediência,e a importância dela para a sociedade?

Obediência, no sentido de acatar ordens, mesmo insensatas, não é uma atitude boa. O bom é que as pessoas tenham consciência do que devam fazer e o façam, quando solicitadas por quem coordene os trabalhos. Nunca mandei em meus filhos e eles sempre fizeram o que eu pedia. Assim é que deve ser. Não simpatizo nem um pouco com a noção de haver quem mande e quem obedeça. Para mim tudo tem que funcionar na base do convencimento. Se a pessoa não quiser acatar o pedido, fica sem ser feito. Isso é um dos pilares do anarquismo. Não há hierarquia, não há mando, não há obediência. É assim que a educação tem que formar as pessoas. Que elas façam o que deve ser feito por saberem que o seja e por assumirem, voluntariamente o ônus de fazê-lo. Certamente que o não fazimento pode acarretar consequências ruins para quem não o fizer. Mas a pessoa tem que ser livre para desobedecer e arcar com as consequências. Não acho que obediência seja algo importante. Felizmente fui dispensado do serviço militar, senão eu viveria preso por desobediência, porque nunca fui obediente. Também meu pai e minha mãe, que eram extremamente liberais, nunca mandaram em mim. Do mesmo modo que meus filhos, eu sempre fazia o que eles pediam, porque eles sempre pediam o que fosse justo e razoável. E eu compreendia isso.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails