Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 7 de maio de 2013
Professor, a mecânica quântica é o futuro? teremos coisas cada vez mais surpreendente, coisas cada vez mais fantástica? O conhecimento que o ser humano vem tendo com a mecânica quântica está revolucionando tudo e mudando a nossa maneira de ver o mundo?
A mecânica quântica é a realidade presente há mais de um século. Quase toda a tecnologia desenvolvida a partir da segunda metade do século XX baseou-se na mecânica quântica, como os transistores, os circuitos integrados, o laser, além da bomba atômica, das usinas nucleares, dos aparelhos médicos de diagnóstico e muito mais. O desenvolvimento desses dispositivos possibilitou as telas de LCD e LED, a telefonia celular, a internet, a transmissão por satélites, o GPS e uma série de outras facilidades modernas. Esse desenvolvimento se estenderá daqui para frente cada vez mais. Mas não acho que tenha influenciado muito nossa maneira de ver o mundo. Ainda falta uma conscientização científica muito grande. As grandes massas são cientificamente analfabetas, mesmo que usem dispositivos de alta tecnologia. E o que vai mudar a mentalidade não é isso e sim a compreensão do significado da ciência na interpretação do mundo, espancando as concepções mitológicas, pseudocientíficas e supersticiosas ainda vigentes. O que, para mim, vai mudar muito daqui para a frente é o desenvolvimento da interface entre os dispositivos eletrônicos e o sistema nervoso, o que requer um aprofundamento na compreensão dos mecanismos da mente. Mas acho que isso vai acontecer nesse século, ou seja, seremos capazes de comandar diretamente pelo cérebro, o funcionamento dos dispositivos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário