Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 7 de maio de 2013
Professor, o que pensa sobre a impossibilidade de termos conceito ou juízo sobre o além do entendimento, além da metafísica, ou talvez uma metafísica modificada da realidade que temos de uma hoje em dia. Daria pra explicar assim Deus e Imortalidade?
Não acho que temos essa incapacidade. Nossa razão é capaz de considerar qualquer assunto, mesmo o que seja transcendental. Podemos cogitar sobre o sobrenatural, sobre a divindade ou outra realidade além da que temos acesso. Por exemplo, isso é o tipo de assunto de que tratam os físicos que estudam as teorias das supercordas, das p-branas, dos universos paralelos e temas que tais. O sobrenatural foi objeto de estudo dos teólogos ao longo da história e todos foram capazes de conceber muitas propriedades desse tipo de realidade. Temos a capacidade de examinar, refletir e criticar essas concepções em bases racionais e formular juízos sobre sua existência ou não, bem como suas características e propriedades, caso existam. A existência de Deus, diversamente do que pensam os agnósticos, é inteiramente passível de análise e discussão, bem como a imortalidade da alma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário