quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Professor, as únicas coisas que me interessavam no colégio eram física em geral, química em geral e ecologia e vida animal, em biologia. De resto, nada me interessa. O que me aconselha em relação à profissão? Que faculdade posso fazer? (Se eu não me interessar em lecionar)‎

Sugiro que você faça Física, porque, como físico, você pode, também, enveredar por outras considerações, como Ecologia, mais facilmente do que, como biólogo, enveredar pela Física. Você vai ter que fazer bacharelado, mestrado e doutorado para ser um cientista. Mas eu recomento que faça, também, licenciatura. Porque todo cientista, em geral, dá aulas. E é péssimo um professor que não saiba lecionar direito, mesmo que seja ótimo no conteúdo. Só que a Física de verdade, infelizmente, é bem diferente daquela que estuda no colégio. Há mais de quarenta anos que eu me bato, em vão, para que a Física Moderna seja abordada no Ensino Médio. Só pude ter o prazer de lecionar relatividade, física quântica, física atômica, física nuclear, física estatística, física do estado sólido em uma escola nesse Brasil. A EPCAR, em Barbacena. Mas lá, eles nem queriam saber o que ia cair no vestibular.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails